top of page

INVENTÁRIOS
FLORESTAIS

Trabalhamos com todas as modalidades de inventário florestal. Abrangendo desde a implantação, com inventários qualitativos aos 6 e 12 meses. Inventários Florestais Contínuos e Inventários Pré-Corte.


Utilizamos de aplicativos georreferenciados, específicos para a coleta de dados florestais. Que possibilitam uma maior acurácia e agilidade na execução do serviço. Onde o cadastro do projeto, encontra-se em mãos de todos os responsáveis técnicos, bem como toda a base de dados cartográficas. 


Temos muita experiência em pequenos, médios e grandes projetos de inventário florestal.  Com mobilização de diversas equipes especializadas, em um curto espaço de tempo. Possuímos a capacidade de aumentarmos e diminuirmos o número de equipes, conforme a necessidade individual de cada projeto. Executando o replanejamento das atividades conforme as demandas disponíveis, gerando uma dinâmica de atendimento full time em todos os processos.

INVENTÁRIO PRÉ CORTE RASO OU INVENTÁRIO PRÉ-COMPRA (IPC)

É realizado previamente ao corte raso de plantios comerciais para determinação do número de árvores e volumes individuais e do povoamento. Este tipo de inventário possibilita a determinação de volumes por classe de sortimento, determinando o melhor volume de madeira para cada finalidade específica, além do planejamento operacional da exploração florestal.

INVENTÁRIO CONTÍNUO (IFC)

É realizado anualmente em plantios comerciais com objetivo de analisar o incremento ocorrido na floresta durante o intervalo de tempo.

Recomenda-se avaliar o plantio anualmente na mesma época do ano, permitindo determinar com exatidão a idade técnica de corte e gerar dados de modelagem volumétricos, hipsométricos, de crescimento e de produção florestal.

INVENTÁRIO.png
INVENTÁRIO FLORESTAL DE SOBREVIVÊNCIA

É realizado em um intervalo curto após o plantio, com o objetivo de determinar a taxa de sobrevivência das mudas, número de árvores/ha e determinar se existe, ou não, a necessidade da realização de um replantio ou demais tratos silviculturais.

INVENTÁRIO EM EXPERIMENTOS E ÁREAS DE PESQUISA

Tem o objetivo avaliar e fornecer dados confiáveis de experimentos de curto e longo prazo, com equipes especializadas que favorecem a tomadas de decisão para às áreas de Melhoramento Genético, Manejo Florestal, entre outras.

CUBAGEM DE ÁRVORES

A cubagem rigorosa de árvores determina o volume real dos indivíduos amostrados, representando todas as classes diamétricas da floresta. Abrangendo desde os indivíduos com menor crescimento, até os indivíduos de maior crescimento do povoamento florestal inventariado.

A cubagem rigorosa resulta um maior acerto e acurácia na determinação e ajustes dos modelos matemáticos que possibilitam a determinação do Volume Individual Médio (VMI), Volume por Sortimento, Volume Comercial, Volume Total.

Sabemos que a taxa de crescimento de cada plantio está diretamente relacionada as condições edafoclimáticas da floresta (clima, relevo, tipo de solo, temperatura, vento, etc), bem como as condições genéticas da espécie escolhida.

Por isso, um planejamento de cubagem específico para cada projeto, se faz necessário para uma maior acurácia dos modelos matemáticos, visto que são determinados por indivíduos do próprio plantio e não utilizados de modelos previamente prontos.
 

bottom of page